Metalúrgico


Desde oxigénio, azoto, árgon, hélio e hidrogénio aos gases medicinais e de especialidade, passando pelos gases de soldadura e de corte, a Mega Saúde Lda. possibilita aos seus clientes das mais variadas indústrias uma melhoria do respetivo desempenho ambiental, da qualidade dos produtos e da produtividade.

Sabes qual é o melhor gás de soldadura para os teus processos?

Aqui tens o Seletor de Gases de Soldadura da Mega Saude Lda. É fácil e rápido: com apenas uns cliques poderás responder a perguntas muito simples sobre o trabalho que queres levar a cabo e recomendaremos qual é o melhor gás para cada caso. Para além disso, poderás realizar qualquer consulta através do correio eletrónico  comercial@megasaude.cv   para receber uma proposta por parte dos nossos especialistas.

Misturas de Gases

Misturas para soldadura/corte

Várias indústrias podem beneficiar das misturas para soldadura e corte da Mega Saúde Lda., que podem melhorar a qualidade, otimizar o desempenho e reduzir custos. As nossas experientes equipas usam os respetivos conhecimentos da sua indústria e das aplicações para lhe fornecer soluções tecnológicas e de fornecimento de gases misturados, de acordo com as suas necessidades únicas. A Mega Saúde Lda.  fornece diversas misturas de gases para soldadura e corte. A tabela abaixo apresenta informações mais detalhadas sobre cada uma das nossas misturas.

Misturas de gases combustíveis

Existem várias misturas de gases combustíveis exclusivas em que os constituintes ativos consistem em metilacetileno e/ou propadieno. Ambos os gases têm um elevado teor energético, mas são explosivos. Por esta razão, são adicionados estabilizadores, de preferência propano, propileno e butano. Os gases misturados que contêm metilacetileno e/ou propadieno são os gases combustíveis que produzem a chama mais quente, além do acetileno.

Misturas de gases de especialidade

Estão disponíveis na gama de gases de proteção da Mega Saúde Lda. misturas personalizadas para soldar materiais muito especiais, na maioria das vezes microadições a uma base de árgon ou árgon/hélio.

Misturas de gases de corte

Nos processos de corte por arco de plasma podem ser usadas outras combinações de gases. As vantagens podem variar, dependendo do material a cortar e do gás de proteção e plasma utilizados. Com misturas de árgon-hidrogénio obtém-se melhor qualidade de corte em aço inoxidável mais espesso. As misturas de azoto/árgon-hidrogénio também oferecem melhores efeitos metalúrgicos em aço inoxidável mais espesso.

Misturas de proteção
Os gases de proteção são muitas vezes usados em vários processos de soldadura, principalmente em soldadura MIG/MAG e TIG. Os gases de proteção protegem a área de soldadura dos gases atmosféricos, tais como o oxigénio, o azoto, o dióxido de carbono e o vapor de água. Dependendo dos materiais que são soldados, estes gases atmosféricos podem reduzir a qualidade da soldadura ou tornar mais difícil a utilização do processo de soldadura.

Gases de soldadura/corte

Maximize a sua produtividade e melhore o seu ambiente de trabalho

Apresentação da nossa gama de gases para soldadura

A Mega Saúde Lda. oferece uma gama completa de gases padrão na indústria e de elevado desempenho. Estes estão disponíveis numa vasta gama de tamanhos de garrafas, conjuntos de garrafas e reservatórios de líquido criogénico, de modo a responder a todas as suas necessidades de soldadura.

A nossa gama única de gases de proteção Maxx® e Linx® foi concebida de acordo com rigorosos testes, em condições reais de trabalho. Oferecem os mais elevados níveis de desempenho para maximizar a sua produtividade, aumentar a eficiência, reduzir as rejeições e melhorar o seu ambiente de trabalho. 

Apresentação da nossa gama de gases para corte

A Mega Saúde Lda. dispõe também de uma gama completa de gases para corte convencional a oxicombustível, arco de plasma e corte a laser de todos os tipos de materiais. Estes estão disponíveis numa vasta gama de tamanhos de garrafas, conjuntos de garrafas e reservatórios de líquido criogénico, de modo a responder a todas as suas necessidades de corte.

Obtenha mais informações sobre a nossa gama de gases para soldadura clicando nas ligações abaixo.

Gases auxiliares/de corte

Muitas indústrias podem beneficiar dos gases auxiliares e de corte da Mega Saúde Lda.. Podem melhorar a qualidade, otimizar o desempenho e reduzir os custos. As nossas experientes equipas usam os conhecimentos da indústria e das aplicações para lhe fornecer soluções tecnológicas e de fornecimento de gases auxiliares e de corte, de acordo com as suas necessidades únicas. A tabela seguinte apresenta mais informações detalhadas sobre a nossa gama de gases auxiliares e de corte.

Ar
O corte por ar foi introduzido no início da década de 1960 para maior qualidade de corte em aço macio.
Árgon
O árgon pode ser utilizado para corte por fusão a laser. O material é fundido pelo feixe de laser e enchido por um caudal de gás não reativo – na maioria dos casos, azoto, embora também se utilize, por vezes, árgon.
Azoto(Nitrógeno)
O corte por fusão a laser foi introduzido na produção nos últimos anos. O material é fundido pelo feixe de laser e enchido por um caudal de gás não reativo – na maioria dos casos, azoto, embora também se utilize, por vezes, árgon.

O corte a plasma com azoto puro é um processo estritamente "térmico" que, em geral, se utiliza em materiais não ferrosos. Na utilização de azoto como gás de plasma em aço carbono há mais impurezas e a nitruração ou têmpera da extremidade de corte é comum.

Oxigénio
Na chama de pré-aquecimento, dá-se a combustão de um gás combustível em oxigénio, gerando calor. A chama é constituída por uma zona de combustão exterior e interior. O principal objetivo da chama de pré-aquecimento na maioria dos processos com chama é obter um aquecimento rápido e localizado. Tal obriga à existência de requisitos sobre as propriedades de combustão do gás utilizado. No corte, não é a chama de pré-aquecimento que realiza a operação de corte, mas sim um jato de oxigénio. Este jato de oxigénio oxida o metal, com a evolução do calor, e expele os produtos da combustão (a escória) do corte. O objetivo da chama de pré-aquecimento é aquecer o metal até à temperatura de ignição, sustentar o processo de corte e suportar o jato de oxigénio.

Gases auxiliares

Muitas indústrias podem beneficiar dos gases auxiliares da Mega Saúde Lda. para soldadura e corte. Podem melhorar a qualidade, otimizar o desempenho e reduzir os custos. As nossas experientes equipas usam os seus conhecimentos da indústria e das aplicações para lhe fornecer soluções tecnológicas e de fornecimento de gases auxiliares, de acordo com as suas necessidades únicas. A Mega Saúde Lda. fornece diversos gases auxiliares para soldadura e corte. A tabela abaixo apresenta informações mais detalhadas sobre cada um dos nossos produtos. 

Árgon

O laser tem a capacidade de aquecer áreas específicas com muita rapidez, sendo adequado para tratamento térmico de determinadas superfícies e aplicações de superfície. Inclui-se a têmpera, a liga e o revestimento. Até agora, a têmpera a laser é o método mais comum para os tratamentos térmicos de superfícies. Em geral, utiliza-se um gás de proteção para proteger o metal contra a oxidação. Utiliza-se essencialmente árgon ou azoto.

Gases BIP® UHP

Num processo de pulverização por plasma, os gases inertes são necessários como gás de plasma e gás de arraste (para o pó). Essencialmente, os gases de plasma são o árgon, o hélio, o azoto e o hidrogénio. Pode utilizar-se um gás individual ou misturas. Visto que são necessários elevados níveis de pureza (graus 5,0), as garrafas BIP® oferecem os melhores resultados e desempenhos. Apenas o árgon e o azoto (puro) são utilizados como gás de arraste para os pós, também com graus mínimos de 5,0, pelo que o melhor é que o seu fornecimento seja efetuado a partir de uma garrafa BIP®.

Azoto (Nitrógeno)
O azoto pode ser utilizado como um gás auxiliar para marcação ou gravação a laser em qualquer tipo de material.

Gases combustiveis

Muitas indústrias podem beneficiar dos gases combustíveis da Mega Saúde Lda. para soldadura e corte. Podem melhorar a qualidade, otimizar o desempenho e reduzir os custos. As nossas experientes equipas usam os seus conhecimentos da indústria e das aplicações para lhe fornecer soluções tecnológicas e de fornecimento de gases combustíveis, de acordo com as suas necessidades únicas. A Mega Saúde Lda. fornece diversos gases combustíveis para soldadura e corte. A tabela abaixo apresenta informações mais detalhadas sobre cada um dos nossos produtos.

Acetileno

O acetileno é o combustível primário para a soldadura a oxicombustível e também é o combustível de eleição para trabalhos de reparação e de corte e soldadura geral. O acetileno produz a chama primária mais quente e mais concentrada de todos os gases combustíveis industriais. O seu valor calorífico é bastante baixo, mas a parte emitida pela chama primária é muito alta (cerca de 30%), fazendo do acetileno o gás combustível que produz o maior nível de calor na chama primária.

Etileno

O etileno utiliza-se principalmente como matéria-prima na indústria química orgânica, mas também é usado para processos de corte e outros semelhantes. O valor calorífico do etileno é aproximadamente o mesmo que o do acetileno, mas é produzida uma quantidade menor deste calor na chama primária. Também se utilizam misturas de etileno e acetileno. A composição mais habitual é de 80% de etileno e 20% de acetileno. Esta mistura produz uma temperatura de chama mais elevada do que a do etileno, devido à adição do acetileno.

Gás natural (metano)

O gás natural é composto sobretudo por metano. A sua composição e, consequentemente, as suas propriedades de combustão variam consoante os diferentes depósitos de gás natural. O gás natural é utilizado principalmente para fins de aquecimento, mas também pode ser utilizado, por exemplo, para corte, se já estiver implementado nas instalações. O valor calorífico do metano é baixo e uma pequena parte é produzida na chama primária.

Hidrogénio

O hidrogénio é um gás muito inflamável e queima com uma chama invisível. Na presença de ar e oxigénio, é explosivo em várias misturas. Uma mistura de duas partes de hidrogénio e uma de oxigénio é habitualmente designada de oxi-hidrogénio ou ar explosivo. O hidrogénio também pode ser utilizado como gás combustível, por exemplo, para corte a gás. As respetivas temperatura e intensidade da chama são inferiores às do acetileno e de muitos outros gases, mas superiores às do gás propano e do gás natural.

Propano

O propano tem um valor calorífico por kg de gás superior ao acetileno, mas gera uma porção inferior deste calor na chama primária. A temperatura da chama é inferior e os requisito de oxigénio é aproximadamente 4 vezes superior ao do acetileno.

Propileno
As propriedades do propileno são semelhantes às do propano. O valor calorífico é sensivelmente o mesmo para os dois gases, mas o propileno produz uma maior porção do seu calor na chama primária, o que significa que o propileno produz uma chama mais quente e mais eficiente do que o propano.

Gases de proteção Maxx®

A nossa gama única de gases de proteção Maxx® foi concebida de acordo com rigorosos testes, em condições reais de trabalho. Oferecem os mais elevados níveis de desempenho para maximizar a sua produtividade, aumentar a eficiência, reduzir as rejeições e melhorar o seu ambiente de trabalho. As nossas experientes equipas usam os conhecimentos da indústria e das aplicações para lhe fornecer soluções tecnológicas e de fornecimento de gases de proteção Maxx®, de acordo com as suas necessidades únicas. A tabela seguinte apresenta mais informações detalhadas sobre a nossa gama de gases de proteção Maxx®.

Alumaxx® Plus

Para alumínio. O gás de proteção Alumaxx® Plus foi concebido especificamente para uma soldadura de alta qualidade de alumínio e respetivas ligas. Este gás de proteção versátil foi especialmente concebido para a soldadura MIG e TIG de alumínio e respetivas ligas em materiais de qualquer espessura.

Ferromaxx® 15

Para materiais de todas as espessuras. Melhora a qualidade da soldadura e reduz o número de rejeições, sendo dotado de excelentes características de penetração e tolerante a variações nas definições do parâmetro de soldadura. Reduz o número de garrafas em stock, sendo adequado para todas as espessuras de materiais. Protege o ambiente de trabalho, graças a uma geração mínima de ozono.

Ferromaxx® 7

Especialista em folha de metal fina. O Ferromaxx® 7 melhora a qualidade da soldadura e reduz as rejeições, proporciona um excelente controlo da zona de soldadura, sobretudo a tensões reduzidas e principalmente em folhas metálicas finas, além da soldadura posicional. Reduz os tempos de limpeza pós-soldadura, produz níveis ultrabaixos de salpicos e proporciona excelentes características de pulsação de arco.

Ferromaxx® Plus

O melhor gás para aço carbono. Soldadura MAG, qualquer espessura do material. Transferência por imersão, pulsação ou pulverização. Todas as posições de soldadura. Fios sólidos, metálicos e fluxados. Aços revestidos. Soldadura manual, robotizada ou automatizada.

Inomaxx® 2

O Inomaxx 2 contribui para uma excelente qualidade da soldadura, com reduzidos níveis de salpicos e um acabamento da solda intenso na soldadura MAG, em todas as espessuras de materiais. Adequa-se bem para transferência por pulsação de arco, proporcionando propriedades mecânicas superiores. Reduz o número de garrafas em stock, sendo adequado para todas as espessuras de materiais e modos de transferência de metal.

 Inomaxx® Plus

Soldadura MAG, qualquer espessura do material. O Inomaxx Plus melhora a qualidade da soldadura e reduz o número de rejeições, sendo dotado de excelentes características de penetração e tolerante a variações nas definições do parâmetro de soldadura. Mais produtivo, até 17% de aumento das velocidades de soldadura manual, quando comparado com as misturas convencionais. Além disso, reduz os tempos de limpeza, graças à redução dos salpicos e a um acabamento regular da soldadura. Reduz o número de garrafas em stock, sendo adequado para todas as espessuras de materiais e modos de transferência de metal. Protege o ambiente de trabalho, graças a uma geração mínima de ozono.

Inomaxx® TIG

O melhor gás para TIG em aço inoxidável. O Inomaxx TIG melhora a qualidade da soldadura e reduz o número de rejeições através de excelentes características de penetração e um acabamento de soldadura brilhante, liso e plano. Maior produtividade (até 30% de aumento nas velocidades de soldadura manual, em comparação com o árgon). Protege o ambiente de trabalho, graças a uma geração mínima de ozono.

M21ArC20
Concebido propositadamente para a soldadura MAG de aço-carbono com manganês, soldadura a arco elétrico com arames tubulares com gás de proteção externa (FCAW) e soldadura a arco elétrico com arame de alma metálica (MCAW) de aço-carbono com manganês e aços inoxidáveis, o M21 ArC20 é uma mistura de árgon (Ar) puro e dióxido de carbono (CO2). Cumpre os requisitos para gás de proteção M21 (ISO14175) especificados frequentemente em muitas especificações de procedimentos de soldadura (WPS).

Gases ressonador

Muitas indústrias podem beneficiar dos gases de ressonador da Mega Saúde Lda. para soldadura e corte. Podem melhorar a qualidade, otimizar o desempenho e reduzir os custos. As nossas experientes equipas usam os conhecimentos da indústria e das aplicações para lhe fornecer soluções tecnológicas e de fornecimento de gases de ressonador, de acordo com as suas necessidades únicas. A tabela seguinte apresenta mais informações detalhadas sobre a nossa gama de gases de ressonador.

Dióxido de carbono

Normalmente, os gases do ressonador a laser para lasers de CO2 são compostos por uma mistura de hélio, azoto e dióxido de carbono. O dióxido de carbono (CO2) é o gás ativo na geração da própria luz de laser, ou seja, radiação infravermelha. A radiação é criada por transições entre diferentes níveis de energia vibracional na molécula de dióxido de carbono. Desta forma, seria possível operar um laser de CO2 utilizando apenas dióxido de carbono como gás de laser. Contudo, para atingir as potências de laser muito elevadas, necessárias para o corte e soldadura a laser, é necessário adicionar azoto e hélio ao gás de laser.

Helium (Hélio)

Normalmente, os gases do ressonador a laser para lasers de CO2 são compostos por uma mistura de hélio, azoto e dióxido de carbono. Há vários motivos para adicionar hélio à mistura de gases de laser:
1. O hélio contribui para remover as moléculas de CO2 do nível de laser inferior aumentando a velocidade das transições de relaxamento.
2. O hélio tem uma condutividade térmica muito elevada. O hélio contribui para afastar o calor da descarga elétrica.
O hélio é adicionado para se atingirem potências de laser muito elevadas.

Helium (Hélio)BIP®

As impurezas na mistura de gases de laser podem diminuir o desempenho de um laser de CO2 reduzindo a potência de saída, tornando a carga elétrica instável ou aumentando o consumo dos gases de laser. A qualidade dos gases de laser obtém-se não só pela pureza em si, mas também pelo tipo de impurezas que contêm e respetivos níveis. Como tal, a utilização de garrafas BIP é aconselhável para obter uma vida útil mais prolongada dos ressonadores e dos espelhos.

Azoto (Nitrógeno)

Normalmente, os gases do ressonador a laser para lasers de CO2 são compostos por uma mistura de hélio, azoto e dióxido de carbono. Através da utilização de uma descarga elétrica, é muito fácil excitar uma molécula de azoto até ao primeiro nível de energia vibracional, que tem quase a mesma energia do nível superior de laser do CO2. A energia vibracional pode ser facilmente transferida do N2 para o CO2 através de colisões entre as duas moléculas. Em termos gerais, é muito mais fácil excitar o nível superior de laser do CO2 utilizando azoto como um intermediário, do que utilizando apenas CO2. O azoto é adicionado para se atingirem potências de laser muito elevadas.

Azoto (Nitrógeno) BIP®

As impurezas na mistura de gases de laser podem diminuir o desempenho de um laser de CO2 reduzindo a potência de saída, tornando a carga elétrica instável ou aumentando o consumo dos gases de laser. A qualidade dos gases de laser obtém-se não só pela pureza em si, mas também pelo tipo de impurezas que contêm e respetivos níveis. Como tal, a utilização de garrafas BIP é aconselhável para obter uma vida útil mais prolongada dos ressonadores e dos espelhos.

Gases de proteção

Muitas indústrias podem beneficiar da gama de gases de proteção da Mega Saúde Lda. para soldadura e corte. Podem melhorar a qualidade, otimizar o desempenho e reduzir os custos. As nossas experientes equipas usam os conhecimentos da indústria e das aplicações para lhe fornecer soluções tecnológicas e de fornecimento de gases de proteção, de acordo com as suas necessidades únicas. A tabela seguinte apresenta mais informações detalhadas sobre a nossa gama de gases de proteção.

Acetileno

O acetileno é o combustível primário para a soldadura a oxicombustível e também é o combustível de eleição para trabalhos de reparação e de corte e soldadura geral. O acetileno produz a chama primária mais quente e mais concentrada de todos os gases combustíveis industriais. O seu valor calorífico é bastante baixo, mas a parte emitida pela chama primária é muito alta (cerca de 30%), fazendo do acetileno o gás combustível que produz o maior nível de calor na chama primária.

Árgon

O árgon faz parte de uma gama de gases elementares puros e podem ser utilizadas misturas de gases para soldadura a laser. O árgon é adequado para lasers com potência até 3 kW. Contudo, as propriedades de supressão de plasma podem ser melhoradas acrescentando hélio, oxigénio ou dióxido de carbono. Os gases usados com mais frequência são o árgon e o hélio.

Dióxido de carbono

O dióxido de carbono e o azoto são gases reativos que podem formar óxidos, carbonetos ou nitretos com o metal de soldadura. Como tal, as propriedades mecânicas das soldaduras podem ser afetadas, o que, para algumas aplicações, desqualifica a utilização do dióxido de carbono e do azoto como gases de soldadura. Todavia, em alguns casos, os gases de soldadura reativos podem ser tolerados ou até mesmo vantajosos. Em alguns casos de aço inoxidável, por exemplo, o azoto proporciona uma maior resistência à corrosão e microestrutura da soldadura.

Gases de MIG/MAG tradicionales  

Helium (Helio)

O hélio é o gás de proteção de eleição para soldadura a laser de alta velocidade e grande potência. O hélio apresenta uma elevada condutividade térmica, produzindo soldaduras com um excelente rácio de aspeto e elevado potencial de ionização, produzindo uma excelente supressão de plasma e elevadas velocidades de soldadura. 

M21 ArC20

Concebido propositadamente para a soldadura MAG de aço-carbono com manganês, soldadura a arco elétrico com arames tubulares com gás de proteção externa (FCAW) e soldadura a arco elétrico com arame de alma metálica (MCAW) de aço-carbono com manganês e aços inoxidáveis, o M21 ArC20 é uma mistura de árgon (Ar) puro e dióxido de carbono (CO2). Cumpre os requisitos para gás de proteção M21 (ISO14175) especificados frequentemente em muitas especificações de procedimentos de soldadura (WPS). 

Oxigénio
Na chama de pré-aquecimento, dá-se a combustão de um gás combustível em oxigénio, gerando calor. A chama é constituída por uma zona de combustão exterior e interior. O principal objetivo da chama de pré-aquecimento na maioria dos processos com chama é obter um aquecimento rápido e localizado. Tal obriga à existência de requisitos sobre as propriedades de combustão do gás utilizado.